Até o fim de 2014, Fortaleza deverá ter de 20 a 30 ônibus com ar-condicionado, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas das de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira. “É difícil precisar um número exato porque não existe ônibus para pronta entrega. O empresário encomenda e a gente nunca tem a certeza da data certa da entrega pela fábrica”, explica.

Os primeiros veículos climatizados já estão operando na linha Antônio Bezerra-Papicu. Segundo Dimas Barreira, a previsão é de que 2015 termine com cerca de 250 ônibus com ar-condicionado circulando na capital cearense.

A iniciativa começou a tomar forma desde que uma pesquisa realizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em 2013, apontou que 43% dos usuários de transporte público consideram a climatização o principal atributo de conforto.

Segundo o prefeito de Fortaleza, Roberto claudio, estabeleceu prazo de seis anos para que toda a frota de coletivos da cidade tenha esse dispositivo e a partir de dezembro deste ano, todo novo veículo adquirido pelas empresas deverá contar com o ar climatizado.

O sistema de transporte coletivo de Fortaleza conta hoje com 1.930 veículos divididos em cerca de 270 linhas. A expectativa é que, a cada ano, pelo menos 12,5% da frota possa ser substituída por veículos que possuam esse equipamento. As mudanças fazem parte do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (Paitt).

Com informações Sindiônibus e Cleto Gomes- Advogados Associados
 
Conheça nosso escritório Cleto Gomes – Advogados Associados