A comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa o cancelamento da construção de duas refinarias Premium (que produzem refinados de alta qualidade) no Ceará e no Maranhão ouve nesta tarde o gerente-executivo de Programas de Investimento da área de Abastecimento da Petrobras, Wilson Guilherme Ramalho da Silva.
O gerente comparece no lugar do presidente da estatal, Aldemir Bendine, que havia sido convidado pelos deputados.
A Petrobras comunicou o encerramento das obras no balanço do terceiro trimestre de 2014, divulgado no fim de janeiro. A justificativa é que os empreendimentos não demonstraram atratividade e que o crescimento do mercado interno e externo poderá ser atendido pelo aumento do Programa de Maximização de Médios e Gasolina.
Além disso, a companhia alegou não haver parceiro econômico para a implantação. O encerramento dos dois projetos gerou perda de cerca de R$ 2,7 bilhões para a estatal, de acordo com balanço.
ANP
Em audiência na última quarta-feira (11), a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Maria de Regina Chambiard, afirmou que os projetos de construção dessas refinarias nunca deram entrada na agência.
Para a coordenadora da comissão externa, deputada Eliziane Gama (PPS-MA), a afirmação de Chambiard torna a situação “muito mais grave”. “Se você nem elaborou o projeto significa que não tem disposição para fazer.”
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 12.
Com informações Câmara e Cleto Gomes – Advogados Associados
Conheça nosso escritório Cleto Gomes –Advogados Associados