A fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac é determinante para que os direitos dos passageiros sejam respeitados. A Resolução 141 obriga as empresas a prestar assistência e realocar os passageiros em período mais curto, nos casos de atrasos e cancelamentos de voos, e fazer reembolso mais rápido do valor pago pela passagem em caso de problemas.
O direito a informação, independente do tempo de espera pelo voo atrasado, é uma obrigação das empresas aéreas. Elas têm a obrigação de prestar a assistência necessária e compatível com a situação, como providenciar alimentação, hospedagem, outra condução, telefone, entre outros, aos passageiros.
As normas também regulamentam o overbooking, mas a Anac suspendeu essa prática de venda de passagens além da capacidade do avião no período de maior movimento dos aeroportos.
Pelas regras em vigor, está suspensa durante o período de maior movimento nos aeroportos, a possibilidade de o passageiro ser compensado para ser preterido no embarque devido à venda de passagens além da disponibilidade de assentos na aeronave.
Em períodos de funcionamento normal dos aeroportos, em caso de preterição de embarque a companhia aérea deve oferecer ao passageiro: a reacomodação em voo próprio ou de terceiro, que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na primeira oportunidade; em voo a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro; ou o reembolso integral, assegurado o retorno ao aeroporto de origem em caso de interrupção; do trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado aproveitar ao passageiro; ou oferecer o transporte por outra modalidade.
O reembolso do valor pago pela passagem, em casos de atraso do voo de mais de quatro horas, deve ser integral e a devolução imediata (se o pagamento foi a vista), se o passageiro desistir da viagem. A devolução respeita o prazo e o meio de pagamento que o consumidor utilizou para pagar as passagens. Antes, não havia previsão de reembolso integral e a solicitação é atendida em até 30 dias, independente da forma de pagamento.
Saiba como são as regras
Direitos dos passageiros | Como eram | Como ficaram |
Reacomodação: | Reacomodação: | |
Após 4 horas | – Possível antes das 4 horas, desde que haja outro voo da mesma empresapara o mesmo destino; | |
Não havia prioridade | – Prioridadepara reacomodar passageiro preterido, em relação àqueles que ainda não adquiriram passagem; | |
Atraso | Reembolso: | Reembolso: |
Sem garantia | – Integral, se passageiro desistir da viagem, além de retorno ao aeroporto de origem, no caso de atraso no aeroporto de escala ou conexão; | |
Só após 4 horas | – Solicitação após 4 horas. Mas caso haja estimativa de que o voo irá atrasar mais de 4 horas, a solicitação pode ser feita imediatamente; | |
Devolução em 30 dias | – Devolução imediata do valor, respeitado o prazo e o meio de pagamento. | |
Reacomodação: | Reacomodação: | |
Após 4 horas | – Providenciar imediatamente a reacomodação no próximo voo disponível, próprio ou de terceiro; | |
Cancelamento | Não era previsto | – Por opção do passageiro, pode ser usada outra modalidade de transporteem caso de interrupção do voo; |
Interrupção | Sem obrigação | – Prioridadepara reacomodar passageiro do voo cancelado ou interrompido, em relação àqueles que ainda não adquiriram passagem; |
Reembolso | Reembolso: | |
Devolução integral não era prevista | – Integral, se passageiro desistir da viagem, além de retorno ao aeroporto de origem, no caso de interrupção da viagem; | |
Só após 4 horas | – Solicitação imediata; | |
Em até um mês | – Devolução imediata do valor, respeitado o prazo e o meio de pagamento. | |
Reacomodação: | Reacomodação: | |
Até 4 horas | – Providenciar imediatamente a reacomodação no próximo voo disponível, próprio ou de terceiro; | |
Preterição | Sem previsão | – Por opção do passageiro, pode ser usada outra modalidade de transporte em caso de interrupção do vôo; |
Impedimento por troca de avião ou overbooking | Sem obrigação | – Prioridade para reacomodar passageiro do voo cancelado ou interrompido, em relação àqueles que ainda não adquiriram passagem para o vôo; |
Reembolso | Reembolso: | |
Não previsto | – Integral, se passageiro desistir da viagem, além de retorno ao aeroporto de origem, no caso de interrupção da viagem; | |
Solicitação após 4 horas | – solicitação pode ser feita imediatamente; | |
Em até um mês | – Devolução imediata do valor, respeitado o prazo e o meio de pagamento. | |
Sem incentivo | — Empresa deve buscar oferecer compensações satisfatórias. Caso o passageiro preterido fique satisfeito com as compensações oferecidas, empresa não será multada por preterição. | |
Reacomodação em voo de outra empresa | Dependia de convêniode endosso entre as empresas aéreas | Independede convênio de endosso. Companhia é obrigada a transportar passageiro ainda que por voo de terceiros. |
Informação ao passageiro | Não disciplinava o direito à informação. | Garantia de pleno direito à informaçãoclara e ostensiva acerca do serviço contratado e suas eventuais alterações; |
Obriga a companhia a informar o passageiro sobre o atraso, o motivo e a previsão do horário de partida do vôo; | ||
Obriga a companhia a distribuir panfletos informativos dos direitos assegurados na regulamentação. | ||
Assistência material | Após 4 horas facilitar comunicação, alimentação e hospedagem | 1 hora: facilidade de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso à Internet ou outros; |
2 horas: alimentação adequada; | ||
Após 4 horas: acomodação em local adequado e, quando necessário, serviço de hospedagem. | ||
Não havia previsão de assistência para pasageiro já embarcado | Assistência inclusive se já estiver a bordo do avisão em solo e sem acesso ao terminal | |
Fonte: ANAC – Resolução 141 de março de 2010 |
Com informações Proteste e Cleto Gomes –Advogados Associados
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