Você já ouviu falar na expressão ‘carro alienado’? Um carro alienado ganha esse nome porque ainda não foi pago, ou seja, está dado como garantia em um financiamento. Isso quer dizer que, enquanto você não quitar o financiamento, o carro poderá ser tomado pelo banco. Mas isso só vai acontecer se você parar de pagar o que deve.
Para evitar esse risco, você pode vender o carro enquanto ele estiver alienado se a dívida ficar pesada demais. Veja só os cuidados que você precisa ter:
Como vender um carro que está alienado
É necessário quitar primeiro a dívida ou repassá-la para o comprador. Se você optar por transferir a dívida, você deverá ir com o comprador ao banco (no mesmo em que você comprou o carro), pois o gerente vai analisar o crédito do novo proprietário e aprovar ou não o negócio. Caso o banco aprove a transferência da dívida, o veículo poderá ser passado para o nome do comprador.
o mesmo procedimento se for fazer um financiamento normal. Tem que pagar algumas taxas, sendo que o próprio vendedor e comprador decidem entre eles quem paga.
E não confie em contratos de gaveta. Eles não têm validade e, se a pessoa que comprar o seu carro deixar de pagar o financiamento, a cobrança irá para o seu nome.
Existe algum risco ao comprar um carro alienado?
Somente o fato de o carro estar alienado não indica riscos ao comprador. Os cuidados que você deve ter ao comprar um carro que está alienado são as mesmas de quem vai vender: é essencial que seja feito um contrato com a financeira e que o veículo seja passado para o nome do novo comprador. Assim, cada um cuida das próprias despesas. Mas, se o carro que você está comprando tem multas em atraso, elas também serão passadas para o seu nome e você que deverá pagá-las.
Fonte: Konkero