Nesta terça-feira (19/05) foi comemorado o dia de Santo Ivo, patrono dos advogados. A data foi comemorada com uma celebração no auditório do escritório Cleto Gomes – Advogados Associados, em Fortaleza. A celebração foi realizada pelo padre Jean Nogueira Moreno, da paróquia Jesus Maria José.
Em discurso, Cleto Gomes, sócio e advogado do escritório homônomo, agradeceu pelas bençãos obtidas e ressaltou a importância de seus colaboradores e advogados como uma grande família dentro do escritório.

A missa foi acompanhada pelos colaboradores e advogados do escritório.

Santo Ivo era um frade franciscano, conhecido como o defensor impertérrito dos necessitados, dos órfãos e das viúvas, ficando extremamente popular na sociedade como o “defensor dos pobres”, título este que levou para o seu sacerdócio. Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou Santo Ivo, nasceu em Minihy-Tréguier na Bretanha em 17 de outubro de 1253 e morreu no dia de 1303. Em Paris, na França, mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam as causas. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.

Oração de Santo Ivo:

“Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da Justiça. Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar, maravilhosamente, os postulados da Justiça e o imperativo do amor Cristão, assiste, iluminai, fortalecei a classe jurista, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que, os seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos os interesses subalternos e toda sujeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da Justiça e do mal. Olhai, também, para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar vosso exemplo e imitar as vossas virtudes. Exercei, junto ao trono de DEUS, vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso patrocínio.”