Foi apresentado na Câmara de Fortaleza, pela vereadora Magaly Marques, o projeto de lei complementar que estabelece diretrizes para implantação de Condomínios Logísticos em Fortaleza. O objetivo é proporcionar ganhos de escalas para operadores logísticos, transportadoras, indústrias e varejistas, atendendo suas necessidades de armazenagem e distribuição.

Magaly apontou que a demanda por condomínios logísticos cresceu exponencialmente em virtude de algumas tendências, e as empresas preferem cada vez mais alugar seus imóveis logísticos em vez de comprá-los, aproveitando para terceirizar suas atividades para operadores especializados, fazendo com que o custo seja reduzido e ao mesmo tempo, aumentando a produtividade.

“O conceito de condomínios logísticos, bastante difundindo no exterior e incipiente no Brasil, foi desenvolvido visando proporcionar ganhos de escala para operadores logísticos, transportadoras, indústrias, varejistas, atendendo suas necessidades de armazenagem e distribuição. Ao reunir diversos galpões com flexibilidade de modularização de espaços em um único condomínio fechado com segurança e infraestrutura de serviços compartilhados, os inquilinos usufruem de uma relação de custo-benefício que não conseguiriam obter isoladamente”, afirmou.

A parlamentar ressaltou que a implantação dos condomínios logísticos no município ficariam localizadas ao longo da BR 116 e BR 222, fora dos limites urbanos, e que os condomínios terão atividades implementadas como armazenamento, transporte de materiais, estabelecimentos comerciais e de serviços de pequeno porte e de caráter local como bar, cafeteria, ambulatórios, consultórios, além de locais para cursos, reuniões e auditórios.

“O planejamento eficiente requer uma abordagem global da dinâmica da cidade, identificando com clareza as causas e consequências dos fenômenos inerentes da urbanização e a partir daí propondo soluções, como a que agora apresento, com a finalidade de contribuir para melhorar a vida do cidadão”, pontuou.

Com informações CMFOR

Conheça nosso escritório Cleto Gomes –Advogados Associados