Com o objetivo de celebrar a Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 1° de maio de 2019 a 30 de abril de 2020, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (SINTERÔNIBUS) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (SINTETI) realizaram reunião na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE).
Mediada pelo Auditor Fiscal do Trabalho, Francisco Nogueira Junior, a reunião contou com a presença dos diretores do SINTERÔNIBUS, André Eskinaze e Carlos Magalhães, bem como pelos assessores jurídicos da entidade, Cleto Gomes e Sylvia Vilar, sócios de Cleto Gomes – Advogados Associados, e Manoela Saraiva, advogada do SINTERÔNIBUS. Na ocasião, foram identificadas as cláusulas convergentes e elaborado o calendário das reuniões subsegues, iniciando-se a partir do dia 14 de março de 2018, sempre no horário das 08h30.
Crise
O setor vem atravessado uma crise já há algum tempo, com diversas empresas passando por dificuldades. De acordo com a advogada Sylvia Villar “a queda do número de usuários pagantes no transporte coletivo e o elevado custo operacional das empresas associadas ao SINTERÔNIBUS são determinantes para essa situação”.
Já Cleto Gomes ressalta que “o fato de a carga tributária, mais precisamente o ICMS, ser pago pelas empresas que operam o transporte coletivo de passageiros no âmbito internacional e interestadual, enquanto que as empresas de Viação Aéreas são isentas, tem contribuído para onerar bastante o transporte coletivo”, afirma.